domingo, 13 de julho de 2008

O HÁBITO DE DORMIR SOZINHA


O hábito de dormir sozinha aprende-se tal como se adquire o hábito de comer sozinha e deve ser aprendido pela criança desde bebé.


A criança vai-se adaptando às diferentes situações que lhe vão sendo apresentadas, ou seja, se a adormecermos sempre deitando-a, embalando-a e cantando-lhe, acostumar-se-á a isso e associará o acto de dormir a todas estas acções, naturalmente, quando acordar durante a noite, solicitá-las-á de novo.

Se, pelo contrário, a acostumarmos a adormecer sozinha com um peluche, a agarrar numa ponta da sua mantinha ou com o seu brinquedo favorito, quando acordar não precisará da nossa presença, pois o que necessita para dormir já está ao seu lado e voltará a adormecer sozinha.


O processo deve ocorrer da seguinte forma:

• Deitá-la sempre à mesma hora.

• Se for possível, dormir sempre na sua cama e no seu quarto.

• Deixar que adormeça sozinha, com o seu brinquedo favorito ou seu peluche (mas sempre o mesmo).

• O quarto deve estar às escuras, para que identifique o dia com a vigília e associe o acto de dormir com a escuridão.

• Manter uma atitude descontraída e de segurança no momento de a pôr a dormir. É importante que a criança nos sinta seguros e tranquilos, e se necessário podemos dedicar-lhe uns minutos, preparando o momento de a deixar sozinha.

• Dizer-lhe palavras carinhosas, associadas ao acto de dormir (e sempre as mesmas) «boa noite», «dorme bem»… porque embora seja pequena e não nos entenda, com o tempo associá-las-á ao acto de dormir.

• Evitar os ruídos exteriores fortes, embora não seja necessário manter completo silêncio. Os sons suaves não impedirão que a criança adormeça.

• E sobretudo não acudir ao primeiro choro, esperar uns momentos a ver se se cala e adormece por si só, aqui é fundamental saber distinguir entre o choro de chamada de atenção e, pelo contrário, o de dor ou mal-estar. Se acorrermos sempre que nos chame, habituar-se-á a isso e passará a fazê-lo constantemente, em contrapartida, se não acudirmos, estaremos a contribuir para que possa adormecer sozinha.


Se formos rigorosos com estas regras, estaremos a educar a criança, não só para que adormeça sozinha, mas também para que durma bem.

A partir do ano de idade, todas as crianças deveriam deitar-se sem chorar e ser capazes de adormecer sozinhas, de nove a dez horas ininterruptamente e fazê-lo na sua cama e sem luz.