sábado, 20 de junho de 2009

PEDICULOSE DA CABEÇA (PIOLHOS)


É uma doença parasitária contagiosa, cujo animal se instala no couro cabeludo, alimentando-se do sangue humano. Vive cerca de 30 dias e a fêmea deposita os seus ovos (lêndeas), presas aos fios de cabelo.

É transmitida pelo contacto directo interpessoal ou pelo uso de utensílios de pessoas contaminadas (bonés, escovas, pentes…)

Caracteriza-se por uma comichão intensa no couro cabeludo. Para combatê-los devem manter-se hábitos higiénicos, tais como, lavar a cabeça diariamente evitando deixar os cabelos húmidos, inspeccionar a cabeça frequentemente e passar assiduamente um pente fino para retirar piolhos e ninfas, não entrar em contacto com pessoas infestadas, não usar de forma colectiva almofadas, pentes, bonés…

O tratamento consiste na aplicação de medicamentos específicos (champôs), no couro cabeludo, para o extermínio dos parasitas e deve ser repetido após 7 dias.

A escola deve ser avisada sempre que a criança apresente este tipo de parasita, para que no caso de existirem mais crianças contaminadas, sejam tratadas ao mesmo tempo, interrompendo assim um novo ciclo de contaminação.

1 comentário:

jessica cavalcante disse...

achei lindo seu blog...parabens
convido-lhe a visitar
http://espiritualespiritualidade.blogspot.com/
http://espiritualidades.multiply.com/