domingo, 22 de junho de 2008

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR


A Educação é o desenvolvimento geral da criança como um todo, ou seja, ao nível cognitivo, psicomotor, afectivo-emocional e ético-moral (aquisição de regras e normas de socialização, bem como a distinção entre o bem e o mal, marcada pelo princípio da liberdade). (aquisição de conhecimentos),

Princípios Básicos da Educação e do Educador

- Organizar o contexto educativo (espaço, materiais, tempo, clima, grupo) onde o jardim-de-infância funciona, de forma motivadora e adequada à idade e ao desenvolvimento das crianças para proporcionar-lhes experiências variadas e com sentido.

- Acolher as crianças estabelecendo com elas relações afectuosas, construindo um ambiente seguro e um clima de interacções positivas baseado na confiança, empatia e respeito mútuo.

- Adequar as actividades e as experiências ao nível do desenvolvimento e às necessidades das crianças.

- Utilizar metodologias globalizantes centradas na criança (nas suas possibilidades e interesses), dando liberdade e o tempo para a criança experimentar, comparar, combinar os materiais, entrar em relação com os outros e descobrir o meio que a cerca numa educação orientada para a autonomia e para a cidadania responsável.

- Deixar a criança aprender através da sua própria acção. A aprendizagem activa estimula a imaginação e incentiva a criança a ter uma boa imagem de si própria.

- Favorecer o prazer que as crianças têm pela descoberta e pela pesquisa, através da qual se realizam um conjunto de actividades viradas para a acção. Durante este processo vão adquirir competências, atitudes e saberes.

- Promover e apoiar actividades lúdicas, favorecendo e apoiando o jogo e as brincadeiras da criança, de acordo com as áreas de conteúdo numa perspectiva integrada. Valorizar os conhecimentos que as crianças já trazem e criar um ambiente estimulante e seguro, para elas construírem aprendizagens significativas.


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